A grande virtude da política brasileira


A reforma política está na pauta do País. Ótima oportunidade para fazermos um balanço das nossas instituições, discutir defeitos e ressaltar virtudes (sim, elas existem!!). Nosso desafio é separar o joio do trigo.

Há inúmeras propostas no Congresso Nacional. A mais importante é a “lista fechada”. Na prática, isso significa que as pessoas passariam a votar em partidos e não mais em pessoas. Os nomes dos deputados federais, estaduais e vereadores que ocupariam as vagas seriam decididos previamente pelas próprias legendas.

A lista fechada possui pontos positivos. Destaca-se a maior facilidade de organizar as eleições e de fiscalizá-las. Mas ela possui um pecado original: ataca a grande qualidade do sistema político brasileiro, qual seja, a liberdade de acesso que os cidadãos possuem para entrar na vida política como candidatos.

Com a mudança, seria muito difícil se candidatar a um cargo eletivo. A “peneira” da lista fechada é muito rigorosa. Poucos podem fazer parte dela e existe uma luta feroz para ficar nas primeiras posições.

Com a lista aberta, há muito mais facilidade de candidatar-se e a chance de ser eleito só depende dos votos recebidos por cada um. A liberdade existente permite que qualquer brasileiro, desde que filiado e aprovado em convenção, possa colocar seu nome a serviço do Brasil.

Nosso sistema é altamente inclusivo e não deve ser alterado. Devemos melhorar seu funcionamento e tornar as campanhas mais baratas, justas e transparentes.
Vitor Paulo
Presidente Nacional do PRB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s