VIVE MAIS E MELHOR QUEM TEM UM PROPÓSITO – Pr Israel Belo

VIVE MAIS E MELHOR QUEM TEM UM PROPÓSITO
Hebreus – Hebreus 12
Dom, 21 de Junho de 2009
VIVE MAIS E MELHOR QUEM TEM UM PROPÓSITO
Hebreus 12.1-2

Um dia destes, fiquei olhando o mar
Primeiro fiquei admirando, de longe, os surfistas. Era cedo. Eles chegaram cedo, carregaram suas pranchas e se lançaram à água muito fria. Por que faziam aquilo, fiquei pensando. Porque tinham um propósito claro: queriam surfar porque surfar lhes dá prazer.
Depois fiquei olhando as ondas que os surfistas cavalgam. Eles fazem aquele mesmo movimento há milhões de anos. As onde não sabem do amor dos surfistas por elas. As ondas não sabem porque estão ali. As ondas não têm propósito. Elas são tangidas pelo vento.
Na vida, há surfistas e há ondas. Há pessoas com propósitos claros e elevados e há pessoas sem propósito algum. Pessoas sem propósito são como ondas levadas pelo vento.
Enquanto pensava nisto, li os resultados de uma interessante pesquisa biomédica. Uma equipe de pesquisadores norte-americanos acompanhou durante cinco anos 1.238 moradores de Chicago (EUA). Durante o período, morreram 151 pessoas do grupo estudado, a maioria sem propósito claro para suas vidas. Segundo a pesquisa, pessoas com propósitos claros têm 50% menos chances de morrer, quando comparadas às outras em propósito.
Quando pensava nisto, conversei com duas pessoas. Uma estava muito deprimida porque teve uma trágica surpresa. A outra estava animada porque começará a perceber que podiam sonhar com a casa própria para a família.
Não há dúvida: ter um propósito claro na vida faz muita diferença.
Então, decidi pregar sobre o valor do propósito numa vida.
Logo me veio à mente o notável texto de Paulo aos Filipenses:

“uma coisa faço:
esquecendo-me das coisas que ficaram para trás
e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo,
a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.
(Filipenses 3.13b-14)

Mas acabei me fixando em outro texto, por causa de uma expressão que descreve Jesus como Autor e Consumador da nossa fé. Penso que o par “autor-consumador” tem tudo a ver com propósito. Propósito não pode ter a ver apenas com “autoria”, isto é, idéia, mas também como de “consumação”, realização.
Vejamos:

Portanto, também nós,
visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas,
desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia,
corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta,
olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,
o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta,
suportou a cruz,
não fazendo caso da ignomínia,
e está assentado à destra do trono de Deus”.
(Hebreus 12.1-2)

1. Há um propósito para a nossa vida e propósito é posto por Deus.
O autor aos Hebreus chama a este propósito de “carreira que nos está proposta” (Hebreus 12.1). A vida, pois, tem sentido. A vida tem o sentido que nós lhe damos. E nós somos convidados a lhe dar o sentido que Deus dá, que é a amizade com Ele. Precisamos ler bem devagar para compreender: “Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença” (Efesios 1.4).
Somos chamados a viver na presença de Deus, em harmonia com Ele, não em rebeldia, fazendo o que acha certo, sem ouvir a Sua Palavra.
Que sentido temos dado às nossas vidas? Para que vivemos?
Para casar? Há pessoas solteiras que são felizes. Há pessoas casadas que são infelizes.
Para comprar uma casa própria? Isto é muito bom, mas há pessoas felizes que não têm casa própria e há pessoas infelizes que têm dezenas de casas próprias.
Para ganhar dinheiro? Há pessoas com muito dinheiro e nenhuma felicidade. E há pessoas com pouco dinheiro e transbordante felicidade.
Casamento, casa própria e conta bancária gorda não são propósitos elevados, embora tenham muito valor e anos ajudam a conquistar o que queremos. No entanto, propósitos deste tipo não têm valor eterno.
Se o nosso propósito é ser amigo de Deus, vamos levar este propósito para a eternidade. Este é o propósito que interessa.

2. Nós vivenciamos o propósito de Deus para nós em comunidade.
O autor aos Hebreus lembra que em nossa caminhada de amizade com Deus “temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas”. O que ele diz é que não estamos sozinhos em nossa caminhada de fé. Temos a comunidade dos que crêem como nós cremos.
Deus providenciou a igreja, a família da fé; ela é imperfeita, mas foi destinada por Deus a nos ajudar em nossa caminhada com Ele.
Muitos têm insistido, e fracassado, em caminhar sozinho. Começam a ler a Bíblia, mas logo tropeçam na ignorância e desistem. Planejam ter uma vida de oração, mas logo parecem sentir que não são respondida.
Quem tem o propósito de caminhar cada vez mais de perto com Deus não abre mão da igreja, apesar de sua imperfeição, que é a nossa.
Nesta caminhada, a igreja nos ajuda. Participar da igreja, no entanto, demanda compromisso e disciplina.

3. As facilidades nos puxam para o desvio do propósito de Deus para nós
Este nosso mundo é o mundo das facilidades. É fácil comprar. É fácil viajar. É fácil encontrar amigos. É fácil seguir as ondas dos outros. É fácil entrar pelos labirintos do pecado.
É fácil desistir, porque ninguém cobra. É fácil pecar porque ninguém tem nada a ver com a nossa vida. É fácil desesperar porque não tem ninguém para nos acolher. É fácil ficar enrolado nas teias das possibilidades, porque são muitas as oportunidades.
O que nos tem atrapalhado para viver uma vida com propósito, com o propósito de Deus para nós?
São os compromissos? Precisamos nos desembaraçar deles.
Sãs as responsabilidades, de tirar boas notas, de passar num concurso, de melhor no emprego? Precisamos nos livrar da pressão destas coisas, tão importantes, mas que não nos podem controlar, tirando o prazer de estar na presença de Deus, que é o propósito da nossa vida.
É o pecado “que tenazmente nos assedia”? Precisamos pedir perdão a Deus para que Ele nos purifique e precisamos pedir ajuda a Deus para que Ele nos aperfeiçoe.

4. Seremos vitoriosos na vivência deste propósito pela fé.
Ter fé é olhar para Jesus.
Quando olhamos para nós, em que parte podemos confiar?
Quando olhamos para as outras pessoas, o que podemos delas esperar?
Somos chamados a olhar firmemente para o Autor e Consumador da fé. Para nos iniciar na fé e nos realizar na fé, Jesus, “em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia” (vergonha).
É n´Nele que “temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento” (Efesios 1.7-8).
Olhar para Jesus é receber uma vida com propósitos elevados, que romperão a barreira do espaço e do tempo e vão nos acompanhar para sempre. Olhar para Jesus é receber a graça de ser amigo de Deus para todo o sempre, nesta vida e na próxima. Olhar para Jesus é ter um modelo a Quem seguir. Olhar para Jesus é ser perdoado. Olhar para Jesus é ser aceito. Olhar para Jesus é ser amado. Olhar para Jesus é viver na presença de Deus.

Olhemos para Jesus, o autor da nossa fé.
Quando as coisas vão bem conosco, esquecemos que vão bem por causa da graça de Deus, achando que são por nossos esforços e méritos.
Quando as coisas não vão bem, gastamos todas as nossas energias lutando para que se acertem. Então, tentamos acertar o nosso casamento, mas as coisas não melhoram. Queremos melhorar de vida, mas o dinheiro continua escasso. Queremos ser capazes de entregar seus problemas a Deus, a ansiedade é uma deusa que exige adoração.
Quem é o autor da nossa fé? Jesus ou nós mesmos?
Se é Jesus, Ele vai consuma-la (completa-la). Não por acaso, agora Ele “está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12.2). Ele pode nos garantir — e garante! — que faremos o caminho.

Olhemos para Jesus, o consumador da nossa fé.

Olhando para Jesus, viveremos com propósito. Vivendo com propósito, viveremos mais e melhor.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s