Este dia é dedicado para reflexão sobre a conservação dos solos e sobre a necessidade de utilizarmos corretamente este recurso natural e, assim, viabilizarmos a manutenção e mesmo melhoria de sua capacidade produtiva, única forma de aumentarmos de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.
A acumulação dos resíduos sólidos constitui hoje também um problema angustiante das sociedades de consumo a que pertencemos. Nos refugos sólidos a que se considerar os lixos domésticos, constituídos de papel, papelão, plásticos, vidros, restos de comida, etc. A acumulação destes lixos podem ser um foco de contaminação ou um excelente meio para o desenvolvimento de insetos e roedores. Além disso, destroem a paisagem, podendo ainda contribuir para a contaminação das águas superficiais e subterrâneas, através da água da chuva, principalmente quando os terrenos são permeáveis.
Recentemente presenciamos e acompanhamos no noticiário o trágico deslizamento de terra “Lixo”, ocorrido no Morro do Bumba, em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, que de acordo com os dados da Defesa Civil mais de 50 casas foram soterradas na noite da última quarta-feira dia 07, tendo que a provável causa do deslizamento uma explosão de gás metano em decomposição do antigo lixão, situado naquela localidade. Dezenas de pessoas ainda continuam desaparecidas, e o numero de mortos já chega a 43 devido ao deslizamento no morro do Bumba, elevando para 251 o número de mortos no Estado do Rio.