O chororô de César Maia

César Maia está ficando para trás nas pesquisas eleitorais para o Senado Federal e já começa a criar seus factóides.

César Maia, escreveu hoje, em seu ex-blog, que os dados das pesquisas estão gritantes, em relação ao senador Crivella, pois enquanto o Ibope mostrou o senador com 31%, o Datafolha mostrou 40%.

César Maia não reclamou, por e-mail, da penúltima pesquisa Globo/Ibope (28/08/2010), onde mostrou que o senador Crivella tinha supostamente caído para 30% e ele subido para 33% (reclamar de quê? Os números beneficiavam ele). (Ler denúncia grave contra o Ibope – Encarregado do Ibope pediu R$ 1 milhão para fraudar pesquisa, diz senador).

Em relação a esta suposta queda do senador Marcelo Crivella, César Maia omitiu que o Jornal O Globo admitiu, em 05/09/2010, ter cometido um erro (intencional?) em relação ao senador Crivella, publicando um resultado inverídico. Maia não disse que o resultado foi corrigido pelo jornal e que o senador Crivella na verdade não havia caído nas pesquisas para 30%, mas estava com 34%, deixando o senador à frente dele.

César Maia omitiu no e-mail que não só o Datafolha tem mostrado que o senador Crivella tem estado na liderança, próximo aos 40%, como também o Instituto Informa mostrou números próximos, conforme notícias a seguir:

28/08/10: Datafolha: com 37%, Crivella lidera disputa para o Senado no Rio.

06/09/10: Pesquisa do Instituto ‘Informa’: Crivella lidera disputa pelo Senado no Rio de Janeiro com 37%
11/09/10: Datafolha: Crivella mantém liderança na disputa ao Senado, com 40%

O desespero está começando a tomar conta da campanha de César Maia. É a mais lógica explicação.

Abaixo o ‘chororô’ de César Maia:

1. O Ibope e o Datafolha divulgaram pesquisas de intenção de voto que realizaram nos mesmo dias -8 e 9 de setembro. A amostra do Ibope foi de 1.800 eleitores e a do Datafolha foi de 1.200 eleitores. O Ibope pesquisou em mais municípios que o Datafolha. Os resultados foram quase exatamente iguais para governador.

2. Porém, para Senador houve uma diferença gritante. O candidato Crivella teve 31% das intenções de voto no Ibope e 40% no Datafolha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s