Vital do Rego ironiza o fato de Lindbergh ser paraibano e estar "defendendo o Rio de Janeiro"

VitalApesar de estarem inscritos para questionar o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) sobre pontos de seu relatório, os senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Lindbergh Farias (PT-RJ), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Mário Couto (PSDB-PA) não fizeram perguntas.
Os representantes do Rio de Janeiro e do Espírito Santo preferiram reiterar críticas e apelos por mudanças no substitutivo que redistribui os royalties obtidos da exploração de petróleo. Mário Couto apenas elogiou o relator. 

Vital do Rêgo disse a Crivella que recebia suas duras críticas “com um gesto de compreensão e de perdão”. O relator observou que, mesmo sendo “injustamente” criticado por 15 milhões de cariocas, falava em nome de 150 milhões de brasileiros.

Diante de uma observação do senador Ricardo Ferraço, o relator disse que a previsão constitucional de que os recursos são “assegurados” aos estados produtores não é desrespeitada por seu texto. Ele opinou que a Constituição assegura recursos aos estados produtores, mas não proíbe sua destinação aos estados não produtores. 


Em relação aos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM), Vital do Rêgo lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que são inconstitucionais somente a partir de 1º de janeiro de 2013.

– Vai caber a nós estabelecer um novo critério para FPE e FPM. Hoje, os critérios são absolutamente constitucionais – disse.

O relator comentou com certa ironia o fato de Lindbergh ter nascido na Paraíba, mas ter feito carreira no Rio de Janeiro.

– Que senador você daria para o estado em que nasceu. Os seus laços com o Rio de Janeiro são muito maiores do que os seus laços com a Paraíba. Os seus laços com o Rio de Janeiro são eleitorais, você tem uma carreira fulgurante no Rio de Janeiro. Você é tão inquieto, você é tão, como se diz carinhosamente, intempestivo, tão emocional, que termina uma eleição e você já é candidato em outra – observou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s